estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2006-10-28

PUERTO NATALES

Posted by Picasa Puerto Natales

A cidade serve de base para visitar o famoso Parque Nacional Torres Del Paine mas é muito mais do que um entreposto turístico como El Calafate, do lado argentino. Quem tiver o privilégio de ficar instalado na Avenida Pedro Montt, pode abrir as janelas do quarto do hotel, respirar fundo e desfrutar a vista do canal Ultima Esperanza cercado ao longe por altas montanhas cinzentas ponteadas de neve nos picos.
Colonizada por croatas e alemães que para ali foram criar ovelhas, Puerto Natales respira a atmosfera decadente e perdida de uma cidade de fronteira. As casas são em madeira, pequenas e coloridas e as ruas vão todas, ou quase, dar à pequena praça da igreja, a Plaza de Armas. Na extremidade norte da povoação, há um pequeno estádio onde assisti a uma partida de futebol com as montanhas nevadas como pano de fundo e os familiares acasacados dos jogadores, incitando a rapaziada de camisolas de listas vermelhas e brancas da equipa local, o Deportivo de Puerto Natales.