estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2006-10-29

PERITO MORENO

Posted by Picasa Uma jóia chamada Perito Moreno


Na extremidade sul do Parque Nacional de Los Glaciares, banhado pelo Brazo Rico, um dos braços do Lago Argentino, fica uma das suas jóias ou a pérola mais famosa, o Glaciar Perito Moreno. Foi para o visitar que aterrámos na cidade de El Calafate, na Patagónia argentina e foi para lá que nos dirigimos no dia seguinte de manhã. Seguimos por estrada, as montanhas nevadas ao longe, longe de conseguir antecipar a emoção e o espectáculo que seria mais tarde navegar junto ao Perito Moreno.
Passámos o Hotel Los Nostros, uma extravagância caríssima a poucos quilómetros da primeira curva que nos permite ver o glaciar. De repente, ele aí está, a princípio uma espécie de tarte branca e brilhante com dentes afiados entalada entre os Andes e que vai aumentando e crescendo à medida que o carro e depois o barco se aproximam.