estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-03-28

INOPORTUNO

Penso que é consensual que o Papa João Paulo II não está bem. Sim, é verdade, lá enviou a benção ao Princípe Rainier mas também não é menos verdade que ontem o colocaram à frente do microfone, a Praça de São Pedro expectante e...nada.
Daí que não se perceba o que é que um italiano foi fazer para a cúpula da Basílica de São Pedro alegadamente "exigindo do Papa o lançamento de uma lotaria internacional para ajudar os orfãos". Para adensar o mistério em redor de tão inoportuna personagem, há quem diga que a mesma pessoa já uma vez ameaçara saltar da Torre de Pisa. A comunicação social ainda procurou ouvir a mãe deste à espera de uma mensagem para o novo milénio. "Não sei porque é que ele está a fazer isto", declarou ela. Ele há cada uma... Uma lotaria, querias tu, para ajudar os orfãos...nesta altura...