
 Noite de marinheiros na Rua Araújo, 1969
 Noite de marinheiros na Rua Araújo, 1969RICARDO RANGEL
"Ricardo Rangel nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo) em 15 de Fevereiro de 1924. De origem euro-afro-asiática, grande parte da sua juventude passou-a na casa da sua avó negra e em várias províncias de Moçambique, acompanhando os seus pais que eram enfermeiros.
A imagem fascina-o desde criança, tendo então dedicado ao teatro de sombra. Na adolescência, emprega-se num laboratório de fotografia como ajudante de câmara escura.
Ao entrar para os quadros do jornal "Notícias da Tarde" em 1952, tornou-se o primeiro foto-repórter não branco da colónia.
Será a partir de 1960, já no jornal "A Tribuna", como chefe de reportagem fotográfica, que irá pôr em prática a sua concepção de jornalismo, revolucionando a configuração gráfica dos jornais da época. Em 1970, juntamente com outros quatro jornalistas progressistas, funda a revista "Tempo", a primeira revista a cores a ser editada em Moçambique.
Já depois da independência, em 1977, voltou a dirigir e a formar uma nova geração de foto-repórteres. Em 1981, é nomeado director do semanário "Domingo" e, em 1983, funda o Centro de Formação Fotográfica"
extraído do livro "Pão Nosso de Cada Noite", Ricardo Rangel, ediç. Marimbique




0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home