estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2007-03-21

QUEM DESTRUIU A CAPARICA?

Sobre a destruição da zona norte da Caparica e perante a quantidade de disparates que tenho escutado nos últimos dias, subscrevo inteiramente o post que li e vi no Blog And Roll em Julho de 2006:

"Sábado, Julho 08, 2006

São João da Caparica e Cova do Vapor em vias de extinção

Caros leitores e amigos, hoje o tema é de foro geográfico.Algurem onde o Atlântico se confunde com o RioTejo, num local chamado "Cova do Vapor" existe a mais bem localizada estância de turismo permanente de Portugal.Muitos poucos conhecem essa pérola da ilegalidade camarária (A Câmara Municipal de almada "desconhece" a sua existência... mas para falar de política, escolho um dia apropriado para isso)Pois bem, consta que em tempos idos dos anos 40 se conseguia ir a pé até perto do farol do Bugio. Entretanto, para ser feita a doca do poço do bispo em Lisboa, foram roubados à natureza uma quantidade inimaginável de areia. Nos anos seguintes, devido à fragilização da zona por essas mesmas dragagens, o mar começou a invadir a terra, ano após ano, entre a cova do vapor e a Costa da Caparica. Quem tiver por volta de 60 anos deve-se lembrar bem do que falo.Entretanto, eu não era ainda nascido nessa época mas desde que eu me lembro de frequentar a zona, já vi desaparecerem completamente as praias de São João da Caparica e ver a cova do vapor ser quase engolida pelo mas, não fossem os fortes esporões e muralhas de pedra aí existentes.Acredito que mais cedo ou mais tarde a Costa e a zona envolvente irá desaparecer pelas seguintes razões:1 - A Natureza é mais forte que o Homem2 - Quando o homem decide combater a natureza, ele planeia, estuda, gere e acha uma solução em tempo útil para tentar salvar a povoação.3 - Se pensarmos que o Homem que tem a responsabilidade de fazer alguma coisa para salvar a Costa é o nosso bem conhecido TUGA, então não há esperança.Vejamos os atrasos, entraves, engodos, atrapalhações e desperdicio puro de dinheiros e tempo que tem acontecido no programa pólis. Nem o relógio com a contagem decrescente para o fim do projecto funciona!!!4 - Deviamos ser Holandeses... esses no século XVI já fizeram mais pelo pais deles que nós nunca conseguiremos fazer aqui.Deixo aqui umas fotos comparativas com a distância apenas de 9 anos (1996 e 2005)(Agradecimentos são devidos ao CNIG e ao Google Earth)
(clicar na imagem para aumentar)1996 - Cova do Vapor e São João da Caparica. Nota-se um imenso areal e uma ilha ao largo da cova do vapor. no estacionamento vemos as zonas cobertas que na altura justificavam ter de se pagar 50 escudos penso eu, de estacionamento. Vemos os bares assentes na praia bem longe do mar.
2005 - Cova do Vapor e São João da Caparica. Toda a areia desapareceu e o mar avançou até junto dos esporões e em alguns locais invadiu mesmo a mata junto aos parques de campismo.
1996 - Cova do Vapor ao detalhe. Reparem que dava para passar a pé por fora do primeiro esporão. Eu próprio passei ali de bicicleta muitas vezes.
2005 - Cova do Vapor e São João da Caparica - Está indicado a distância que o mar avançou desde 1996. Os bares desapareceram e de estacionamento coberto nem rastros. PAra que se paga actualemtne 2 euros pergunto eu!!??? Certamente para sustentar o bolso de alguém, à boa tradição do tuga, em vez de se investir na concessão."

4 Comments:

  • At 3:12 da tarde, Blogger Alexandra Reis said…

    olá nuno. descobri o seu blog no google. a ines deu-me o seu mail, mas eu perdi-o, pode -me dar? Só para manter a conversa em dia... (isto anda muito mal...) o meu é: alexandra.reis@iol.pt
    beijinhos

     
  • At 1:01 da manhã, Anonymous peido_rap said…

    Este post sobre a costa fens me lembrar aquela musica do NOTORIOUS B.I.G. tá a ver qual é ? É a Nasty Girl a parte final é um espetaculo NOTORIOUS B.I.G. NOTORIUS THE BIGGIE NOTORIOUS .... B.I.G. grande notorious mas já sabe qual é ou nao ??????? diga se sabe ou nao existe uma dele muito boa é aquela 1970 Somethin'...

     
  • At 3:45 da tarde, Anonymous paido_rap said…

    NOTORIOUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS BIG NOTORIOUS BIGGIE SMALLS GRANDE BIG NOTORIOUS B.I.G.

     
  • At 3:50 da tarde, Anonymous Peido_rap said…

    É Nuno seu malandro andas a comer a ines que nem um dread ... ai ai notorious ...B.I.G.

     

Enviar um comentário

<< Home