estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-04-07

O amiguismo na blogosfera (clicar)

Mais uma visão desiludida sobre o estado a que chegou a blogosfera, desta vez publicada no Nada de Novo Na Frente Ocidental:

"A blogosfera lusa é um espaço de opinião muito corporativo, como tantas outras actividades neste nosso maravilhoso, desencantado e estupidificado país. Os blogues mais frequentados são desinteressantes, com excepção de alguns de indiscutível qualidade, seja intelectual, satírica ou humorística. Utilizam-se esquemas de conquista de leitores, recorrendo a estrategemas e meios que pouco me interessa, a mim, seguir. Á generalidade das pessoas interessa a ligeireza, mais do que através da diversidade ideológica, a discussão de assuntos de grande impacte, alcance ou profundidade. Este espaço- a blogosfera- não é, decididamnete, um fórum de ideias nem, muito menos, aberto a todos. É uma feira de vaidades, um espaço corporativo, uma bagunçada que percorre a 'imprensa cor de rosa' e termina no insulto sem fundamento e sem consequência. Nem tudo é mau, obviamente. Muitos blogues têm muitissima qualidade, quer pelo que versam, quer pela natureza de quem os escreve; que mesmo tratando de temas ligeiros, se pautam por uma cultura de exigência consigo próprios(as). Mas, no fundo, de tudo resumido sobra-me a mesma interrgação: se não se pertence a nenhum grupo, a nenhum "lobby", a nenhum 'corpo', "nem se é visto, nem achado", nem se é visitado. E como tenho para mim que para discutir ideias e sentimentos, se for de modo, assim, público e aberto, só vale a pena se formos lidos...desejo aos meus (muito poucos) leitores e companheiros de blogosfera as maiores felicidades. Até um dia!"