estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-10-30

A NOVA CORRIDA AO ÁRTICO

Posted by Picasa Um grupo de cientistas previu no ano passado que o gelo polar pode derreter até ao final do século XXI. Resultado: O gelo derrete, os navios conseguem obter novas rotas e chegar mais fácilmente ao gás natural e ao petróleo que ainda se esconde nas profundezas da região. Os serviços geológicos dos Estados Unidos consideram que um quarto dos recursos energéticos do planeta que ainda não foram descobertos se encontram no Ártico.
Países como os Estados Unidos, Canadá, Rússia, Noruega e Dinamarca já travam uma surda e muito pragmática guerra pela delimitação das suas fronteiras no Ártico. Que se danem as consequências climáticas do degelo, primeiro está a exploração económica dos bens naturais!