estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-04-07

Sessions For Robert Johnson

Em 2004, Eric Clapton prestou homenagem a um dos seus mestres e ídolos de sempre, Robert Johnson, no álbum “Me And Mr Johnson”. Desta vez, no cd/dvd "Sessions For Robert Johnson", temos em cd, mais 11 versões de temas do lendário Robert Johnson, desde “Sweet home Chicago” a “Ramblin’ on my mind”. A jóia da coroa, no entanto, é o DVD, que nos apresenta as sessões de gravação do disco, em diversas localizações e em situações completamente diferentes. No total, incluindo os extras, temos em DVD 16 temas de Robert Johnson intrepretados por Eric Clapton, umas vezes com a banda, outras vezes juntamente com Doyle Bramhall II na guitarra e outras ainda, sozinho. A primeira e a segunda sessões, respectivamente em Inglaterra e no Texas, são aquelas em que Clapton surge acompanhado pela banda, com a nuance de na segunda sessão surgir já a slide guitar de Doyle Bramhall II. Na terceira sessão, Eric Clapton surge em Dallas, apenas com a companhia de Doyle Bramhall II e o resultado é uma sessão acústica, com muito slide e national resonator guitar na interpretação de “Love in vain” ou “Hell hound in my trail”. Na última sessão, também acústica, Eric Clapton surge só, num quarto de hotel em Santa Mónica, Califórnia, para mais uma deliciosa sessão acústica.
Se são as intrepretações que enriquecem o DVD, menção ainda para a entrevista sobre a influência que Robert Johnson exerceu ao longos dos anos em Eric Clapton. Esta vai surgindo, aos poucos, entre as sessões, juntamente com cenas de estúdio nas quais vamos assistindo à produção do disco. “Sessions For Robert Johnson” é a definitiva homenagem de Eric Clapton a Robert Johnson e uma obra indispensável para os amantes dos blues.

Eric Clapton
Sessions For Robert J
DVD e CD
Reprise, distri. Warner