estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2004-10-21

No avião, de regresso a casa

PC: Mas tu não tinhas ficado de lhe oferecer aquelas duas moças...
RT: (Irritado) Ao Collina, num dá, nem um relógio quis receber da outra bez em que perdemos com o Milon...
PC: E aquele Jorge Costa...parecia um santinho...
RT: tem de sere, é a Europa, fuoda-se...tu pensas que estás aonde, em Marco de Canabezes?
Carolina (surgindo de repente, da traseira do avião): Pinto, filho, queres um buocadinho de champanhe?
PC: Ai que caral...Reinaldo, tira-me essa gaja daqui se não é hoje que eu vou ter de lhe ir ao fuocinho...
RT: Bai-te lá pra trás, anda, faz o que te digo...
Carolina: Mas eu, que fiz eu, dizei-me...
PC: (Retirando os óculos e limpando-os pela centésima vez) Cada bez tenho menos paciência para a aturar. E esta barulheira lá atrás? Quem está a cantar?
RT: (Falando ao ouvido de PC) É o...
PC: Esse filho da puta, já me custou mais de três mil euros com aquela cuspidela em Inglaterra e vem agora pra aqui cantar...ainda por cima, olha-me pra aquilo, parece um fadista, um mouro...Reinaldo, ides lá atrás e dizeides ao Abel para tratar desse imbecil...
RT: (mascando chiclete) Acho que fuoi Deus, carago, tenho essa sensaçon...
PC: De que falaides?
RT: Deus não duorme, carago. Castigou-nos por termos roubado demais na Luz.
PC: (Desembaciando novamente os olhos) Tu estás-me a dizer que Deus me castigou depois do que eu já gastei com ele em São Bento da Porta Aberta?
RT: Carago, tivessemos hoje o Olegário...
PC:Deixa-o estar quietinho que ainda vamos precisar dele mais vezes...
RT: E domingo?
PC: O quê (finalmente sorrindo, de orelha a orelha)? Com o Penafiel? Está tudo tratado há meses...Os nossos não me dão arrelias...aquela gaja é que está cada bez mais insuportábel, oube-me bem aquelas risadinhas lá atrás...
RT: É do champanhe...
PC: Ai que me dá uma taquicardia no abion...
RT: Não boltes a tomar aquela merda do Sexual Power, já sabes que te faz mal...
PC: Nem um penalty...
RT: Sossegaide agora...
PC: (aos gritos) Olegário! Olegário? Onde estás, Olegário?
RT para uma hospedeira: Traz-me um copo de água, bá, rápido, é pra isso que te pagam, ide, rápido!
RT pega num copo e em dois comprimidos amarelos e dá-os a tomar rápidamente a PC, que adormece ao fim de uns minutos.
Carolina vem dos bancos de trás, ajoelha-se junto à coxia e acaricia PC na careca: Oh meu querido, estás a duormir, estás...
RT, de chiclete na boca: A duormir ficas tu se não boltas já lá para trás...Andai, ide-vos daqui sua #%"#!!!