estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2006-01-31

Nem o Tony Blair...

A acreditar na Associated Press foi intenção de Tony Blair colocar as alterações climáticas no centro da agenda internacional durante a presidência britânica do G8 e da União Europeia. Apesar do esforço, Blair foi incapaz de passar por cima da antpatia da administração Bush ao Protocolo de Quioto, rejeitado sobre o pretexto que prejudicaria o crescimento económico.
Razões da preocupação de Tony Blair: Um relatório britânico publicado segunda-feira que aponta o facto das emissões de gases de estufa, associadas à industrialização e ao crescimento económico da população mundial, estarem a provocar um aquecimento global a um ritmo insustentável.No relatório, o responsável do British Antarctic Survey, Chris Rapley, refere que a fusão do gelo na Antárctida poderia fazer subir o nível do mar em cerca de cinco metros.
batchp03[1]
Interessante também as declarações do climatologista da NASA, James Hansen, no domingo, ao New York Times, queixando-se de que a administração Bush o tem tentado silenciar desde que deu uma conferência de imprensa no mês passado, apelando a reduções imediatas na emissão de gases de efeito de estufa.