estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-06-18

BRANCOS ATACAM BRANCOS!

A polícia inglesa colocou alarmes nas residências de portugueses da localidade de Towbridge, para os proteger de ataques xenófobos, que já se registaram, após o assassínio de Hayley Richards, cujo principal suspeito é um português.
Hugo Quintas foi formalmente acusado do homicídio Hayley Richards, ex-namorada de 23 anos, tendo a polícia britânica divulgado a fotografia do suspeito e emitido um mandado de captura europeu contra o emigrante.
"O ambiente aqui está muito pesado e perigoso e eles sabem perfeitamente que já houve muita gente a sofrer isso na pele", disse um português à Agência Lusa.
A "verdade", disse Helena Lourenço, outra emigrante residente na área, é que o facto de o português Hugo Quintas ser o principal suspeito desta morte brutal "tem provocado imensa raiva entre os ingleses, sobretudo os vizinhos e amigos da rapariga, que agora ameaçam vingar-se em todos nós que não temos culpa nenhuma".
Helena tem quatro filhos e são eles a sua grande preocupação.
"Já ouvimos muitas histórias de pessoas que foram ofendidas e atacadas na rua e é claro que isso nos assusta e nos faz estar sempre a olhar por cima do ombro. Mas o que mais nos aflige são as crianças, porque são mais indefesas", disse.
Os colegas destas crianças "sabem que eles são portugueses e também os insultam".
Agência Lusa