estradas perdidas

Atrás de casa, encoberta por tufos de erva daninha, silvas e bidões abandonados, o comboio de janelas iluminadas vinha das Quintãs e silvou depois do túnel em curva, em direcção a Aveiro. Ali ao lado há uma estrada, a minha primeira estrada. Mulheres e homens cruzam-na impelindo teimosamente os pedais das bicicletas. Junto à vitrine de um pronto-a-vestir lê-se "Modas Katita". De uma taberna, saem dois homens que se dirigem para duas Famel-Zundapp. Estrada perdida.

2005-01-30

O inenarrável aconteceu

Santana Mega-Flopes no final de um almoço com mil mulheres em Famalicão: " "O outro candidato [José Sócrates] tem outros colos. Estes colos sabem bem".

Santana Mega-Flopes Dixit

"Todos lamentamos que, tantos anos depois, Freitas do Amaral esteja do lado do PS, do PC e do Bloco e de estalinistas como Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Gonçalves e Rosa Coutinho numa competição com Guterres para ser candidato presidencial".

2005-01-29

Grande trip na sexta-feira à noite


Posted by Hello Os dois rapazes na foto acima foram responsáveis por uma memorável noite de sexta-feira. Fartei-me de viajar na minha sala. Há muito tempo que não ficava pregado a um ecrã durante tantas horas seguidas. Altamente recomendado. Como dizem os ingleses: "Compelling viewing".

Secção Que Mais Me Irá Acontecer ou Porquê a Mim, Meu Deus

O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, admitiu ontem que teve dívidas às Finanças relativas a juros. O jornal "A Capital" noticiava na edição de sexta-feira que "até há dois dias atrás pendiam sobre Pedro Santana Lopes dois processos distintos de execução fiscal". Irra, o negrume do céu de Janeiro abateu-se sobre Pedrito Flopes...tenham clemência, pena, piedade...leiam o último livro do filósofo José Gil sobre o povo mais pequenino do universo...

2005-01-28

O TEMPO PARA SANTANA FLOPES

A sondagem da Universidade Caótica para PÚDICO, RTL e RDL dá maioria absoluta ao PS, com 46 por cento, enquanto o PSD se fica pelos 28 por cento. BE e PCP somam oito pontos e PP seis. O Céu vai pois manter-se muito nublado para Santana Flopes, podendo mesmo dar-se a ocorrência de fortes trovoadas e enxaquecas em cima daquela careca de mal amado. Vento em geral forte de nordeste (80 a 90 km/h), com rajadas que o vão destabilizar tanto da esquerda como da direita. Neblina matinal. Formação de geada no cabelo que lhe resta. Descida acentuada de temperatura. Aspecto: Pálido, algo macilento mesmo.

P.S. Coragem, a sorte há-de mudar. Consulte as cartas.

Santana Mega-Flopes

Pedro Santana Flopes invocou ontem à noite as diferenças percentuais nas sondagens, para afirmar que "está montada uma mega-fraude em torno desta matéria" e assegurar que processará as empresas que falhem previsões face aos resultados eleitorais. As empresas de sondagens têm aqui material suficiente para actuar judicialmente em relação a esta, essa sim, mega-fraude chamada Pedro Santana Flopes. Pode dizer-se tudo, pode fazer-se tudo. O país está a viver alegremente no universo da mega-fraude, o Portugal dos Flopes reina alegremente sobre as nossas cabeças.

2005-01-26

Celorico de Basto vítima de manipulação

Ninguém gosta de ficar em último. Celorico de Basto, pela voz dos seus autarcas, não acredita nos números do INE que apontam o concelho como "o mais pobre de Portugal" e já reagiu. O vice-presidente da câmara fala mesmo em "manipulação" para prejudicar Celorico e aquela que é uma das suas figuras mais emblemáticas, Matcelo Rebelo de Sousa. Caso se prove a "manipulação", o último poderá ser...tantantan...Almodôvar, Boticas? "Pai, somos assim tão pobres?", pergunta uma criança de Celorico de Basto ao pai. "Não, filho, isso é tudo manipulação..."

2005-01-25

Vaga de frio polar já faz vítimas em Lisboa

A vaga de frio polar que está a atingir de forma inclemente Lisboa com os seus aterradores 13 graus a meio do dia, já está a fazer as primeiras vítimas. Uma mulher de 63 anos teve de ser socorrida em plena Avenida da República por, muito simplesmente, não se conseguir mover. "Ajudem-me, ajudem-me", gritava Amélia Quentinha, sob o peso de uma parafernália de roupa. "Esta senhora sofreu um sobreaquecimento muito rápido e as coisas podiam ter sido bem piores senão tivessemos chegado atempadamente", disse um dos elementos da equipa do INEM no local.
Uma testemunha ocular explicou que nunca vira nada assim. "Eu vivi na ex-União Soviética", disse José Tavares, um ex-militante do Partido Comunista, "e juro pela minha mãe, nunca vi em Moscovo o que vi aqui hoje. Dez pares de cuecas? Por amor de Deus!". No passeio da Avenida da República, ficou, entretanto, o monte de roupa que o INEM conseguiu a custo retirar a Amélia Quentinha. "É a um euro, é tudo a um euro!", gritava uma cigana, que muito oportunamente se apoderou da montanha de meias, camisolas e collants.
Na Avenida Defensores de Chaves, uma equipa de psicólogos da câmara, foi obrigada a deslocar-se ao apartamento de Ivone Branquinho, 75 anos, que se recusava a saír de casa, alegando ter a porta do prédio bloqueada pelo gelo. "Dona Ivone, venha comigo, pode vir, chegue aqui à janela, veja lá se não está Sol, hein...", explicava uma psicóloga. "Mas eles disseram..." A psicóloga: "Dona Ivone, agora a Dona Ivone vai abrir a janela e sentir o quentinho do Sol no rosto, está bem? Primeiro, a Dona Ivone vai ter é de nos deixar tirar-lhe esses cobertores todos que a estão a tapar por completo...para eu conseguir ver como é a Dona Ivone, está bom?"
Mais abaixo, na Avenida da Liberdade, a vaga de frio estava a transformar a vida de José Avelino, num inferno. "Ai, isto está insuportável", explicou à nossa reportagem José Avelino, 35 anos. "A minha mulher convenceu-me a...espere, espere aí um bocadinho, deixe-me primeiro destapar a boca...a minha maria convenceu-me a colocar este cachecol sobre a boca mas eu já não o usava há anos, a última vez foi quando fomos à Serra da Estrela e incomoda-me, faz-me calor!" E o barruço? "Olhe, este barruço de lã comprei-o na viagem de finalistas à Madeira. Como vê, tem esta espécie de tapumes para as orelhas..." Podemos ver como estão as suas cavidades auriculares? "Podem, podem, espere aí..." José retira lentamente e cuidadosamente as duas "orelhas de lã" made in Funchal. "O meu medo é que isto possa ter colado com o suor, ai, doi-me um bocado mas eu vou ver se lhas mostro na mesma. Veja lá, estão muito encarnadas? Desde a insolação que apanharam uma vez em Albufeira que não as via tão vermelhas..." Mas sente-se bem? "Sinto-me cozido, é como eu me sinto, cozido à portuguesa...nem sei onde vou eu buscar este pedacinho de humor, ai!" O que foi agora? "São as costas, o suor está escorrer-me pelas costas. Podem-me ajudar? Levantavam-me a camisola, puxavam-me para fora as três camisas de flanela e abanavam-me a camisa interior térmica, a ver se sentia alguma aragem..."


2005-01-24

Aquecimento central

O rádio ligado num programa sobre a vaga de frio, a porta de vidro fechada por causa do frio, e o frio esse, que nunca mais vem, Jorge, acaba por tirar mais uma bica e comentar os comentários que vão saíndo da telefonia. "Como é que acha que os portugueses vão lidar com a vaga de frio?" Lá fora, na rua, não há sol, ali dentro no café-cubículo não existe frio mas tédio e irritação. "Vamos ouvir o ouvinte Bruno Tavares, de Vila Real. Bruno Tavares, como é que acha que os portugueses vão lidar com o frio?" Um pequeno momento de silêncio e resposta de Bruno: "Olhe, os outros não sei mas eu...bem, que eu tenho aquecimento central". Comentário do dono do Café: "Filho da puta! Tu tens aquecimento central mas a gente não tem!"

Atão a vaga chega ou não chega (esfregando as mãos, batendo com os pés)?

Depois do insuportável Benfica-0-Beira-Mar-2 e de toda a quantidade de questões e inquietude que levanta em relação à estabilidade psicológica do Trapalhoni, só nos faltava mesmo uma "vaga de frio". Susceptíveis como são, os meus vizinhos saíram hoje à rua como aqueles miúdos que ainda não levaram a vacina e já estão a chorar: encollhidos, tiritando de um frio entre o real e o imaginado. Os habitantes da Avenida do Mar pareciam saídos do pior pesadelo moscovita, com os seus cachecois e barruços e luvas. No comboio, ouvi alguém comentar: " a vaga vem aí, ainda não começou..." De tarde, Lisboa foi presenteada com uns belíssimos e quentinhos raios de Sol. Afinal, a vaga chega ou não chega?

2005-01-19

Ai ai...está a descer...

A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, o presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, e três árbitros de futebol, entre os quais Paulo Alves e Carlos Amado, estão neste momento a ser ouvidos na Polícia Judiciária de Leiria no âmbito do processo Apito Dourado. Ai ai...está a chegar cá abaixo...

LISTA MELHORES DO ANO DA REVISTA "NO DEPRESSION"

Loretta Lynn-Van Lear Rose
Buddy Miller- Universal United House Of Prayer
Drive-By Truckers- The Dirty South
Brian Wilson-Smile
Jon Dee Graham- The Great Battle
Wilco- A Ghost Is Born
Steve Earle- The Revolution Starts...Now
Tift Merrit- Tambourine
Dave Alvin- Ashgrove
Bobby Bare Jr.- From The End Of Your Leash
Patty Griffin-Impossible Dream
Marah- 20.000 Streets Under The Sky
Todd Snider- East Nashville Skyline
Willie Nelson- It Always Will Be
Ron Sexmith- Retriever
Neko Case- The Tigers Have Spoken
Norah Jones- Feels Like Home
Kasey Chambers- Wayward Angel
Sam Phillips- A boot And a Shoe
James McMurtry- Live In Aught-Three
Various Artists- Touch My Heart: Tribute To Johnny Paycheck
Old Crow Medicine Show- O.C.M.S.
Elvis Costello- The Delivery Man
Iris Dement- Lifeline
Various Artists- Por Vida: Tribute To The Songs Of Alejandro Escovedo
Gretchen Wilson-Here For The Party
Fiery Furnaces-Blueberry Boat
Mindy Smith- One Moment More
Robyn Hitchcock-Spooked
Sadies- Favourite Colours
Chris Stamey- Travels In The South
A.C. Neman- Slow Wonder
Various Artists- Beatiful Dreamer: The Songs Of Stephen Foster
Allison Krauss & Union Station- Lonely Runs Both Ways
Geraint Watkins- Dial W For Watkins
Black Keys- Rubber Factory
Grey DeLisle- The Graceful Ghost
Nick Cave & The Bad Seeds- Abattoir Blues/ The Lyre Of Orpheus
Gourds- Blood Of The Ram
Los Lobos- The Ride
Richard Buckner- Dents And Shells
Old 97's- Drag It Up
Rilo Kiley- More Adventurous
Tom Waits-Real Gone
Tres Chicas-Sweetwater
Iron & Wine- Our Endless Numbered Days
Alecia Nugent- Alecia Nugent
Holmes Brothers- Simple Truths
Mavis Staples- Have A Little Faith
King Wilkie- Broke

OS MELHORES DISCOS DE 2004

A LISTA DO ESTRADAS PERDIDAS

Loretta Lynn-Van Lear Rose
Holmes Brothers- Simple Truths
Ellis Hooks- Uncomplicated
Otis Taylor- Double V
J.J. Cale- To Tulsa & Back
Patty Griffin- Impossible Dream
Grey Delisle- Graceful Ghost
Norah Jones- Feels Like Home
Iron & Wine- Our Endless Numbered Days
Mindy Smith- One Moment More
Robin And Linda Williams- Deeper Waters
Laura Veirs- Carbon Glacier
Anne McCue- Roll
Alecia Nugent- Alecia Nugent
Allison Moorer-Duel
Polly Paulusma- Scissors In My Pocket
Richmond Fontaine- Post To Wire
Ben Harper & Blind Boys Of Alabama- There Will Be A Light
Gurf Morlix- Cut N Shoot
Lori McKenna- Bittertown
Jesse Sykes & The Sweet Hereafter- Oh My Girl
Black Keys- Rubber Factory
Paul Geremia- Love Murder & Mosquitos
Kasey Chambers- Wayward Angel
Buddy Miller- Universal United House Of Prayer
Mason Jennings- Use Your Voice
Jeffrey Foucault- Stripping Cane
Alan Jackson- What I do
Drive By Truckers- Dirty South
Tift Merrit- Tambourine
Todd Snider- East Nashville Skyline
Jon Dee Graham- Great Battle
Tres Chicas- Sweetwater
Devendra Banhart- Rejoicing in The Hands
Hem- Eveningland
Dirk Powell- Time Again
Dave Alvin- Ashgrove
U2- How To Dismantle An Atomic Bomb
Nora O' Connor- Til The Dawn
Ray La Montagne- Trouble
Mofro-Lochloosa
Tarbox Ramblers- A Fix Back East

Lisboa-Saturno pronto em 3040

TGV com limitações de velocidade pronto em 2012, nova travessia rodoviária Algés- Trafaria em túnel ou ponte e uma travessia ferroviária Chelas-Barreiro. Eis o que António Mexia, ministro demissionário das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, anunciou terça-feira. O que seria se ele não estivesse demissionário? Uma linha de alta velocidade Lisboa-Saturno, uma rodovia de quatro pistas Fortaleza- Lisboa-Porto-Valença, uma travessia ferroviária Peniche-Berlengas, pelo menos.

2005-01-18

"Mantorras, Mantorras"

“Vi o jogo em casa e, quando foi o golo, nas habitações vizinhas houve uma ‘explosão’. Ouviram-se gritos ‘Mantorras, Mantorras’.
Augusto Pereira
Secretário-Geral da Federação de Angola de Futebol ao jornal "Record"

2005-01-17

Só faltavas tu Camacho!

Sendo um blog cem por cento benfiquista, o Estradas Perdidas sofre com a camisola encarnada, de domingo a domingo. Por isso, ontem, foi um dia especial. O regresso aos golos do maior sofredor do mundo, Mantorras, a despedida do Argel, que já pouco defendia mas foi benfiquista até ao fim, a exibição...por momentos esquecemos que temos um relações públicas sportinguista, por momentos esquecemos que o nosso futebol está entregue ao portista José Veiga e a um treinador da escola raposa cobarde e manhosa italiana. Camacho, where are thou?

Wide Open Spaces


Route 66, 1995, talvez no Missouri, talvez no Kansas, quem sabe já no Oklahoma Posted by Hello

2005-01-13

Enfiar o barrete

Os militares da GNR têm de desembolsar 25 euros para comprar o novo barrete de serviço, que o comando-geral quer introduzir . "Sim, sim, vou compr...quer-se dizer, enfiar o barrete", confirmou um militar da GNR sob anonimato. Os barretes deverão estar todos enfiados até ao fim do ano.

Paulo Portas, o seu electricista

Paulo Portas fez ontem o balanço de seis meses como ministro dos Assuntos do Mar: "A construção naval corria o risco de desaparecer". O que fez Portas? "Percebi que todas as actividades ligadas ao mar estavam desligadas entre si e que bastava ligar a corrente de electricidade entre várias dessas actividades para conseguirmos o dobro da eficácia ou o triplo dos resultados". G'anda electricista!

Um longo processo civilizacional chamado democracia

O Presidente da República revelou ontem, na China ou seja, no local do crime, compreensão para com a morosidade com que a China parece aderir à necessidade de ser um país respeitador dos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito. Para Sampaio, o respeito pelos direitos humanos é um "longo processo civilizacional" em que "não vale a pena entrar de cotovelo e à canelada". No comments.

2005-01-12

Mozambique I love you

O que faz uma pobre alma que passou uma semana ao Sol de Moçambique e chega ao frio húmido da Caparica? Tenho passado os últimos dias debaixo dos cobertores, em estado de choque, a recordar passo a passo, imagem a imagem, as avenidas de Maputo, as praias, os camarões grelhados, as águas esverdeadas de Bazaruto. Queria hibernar, queria mas tenho de trabalhar...eis a saudade em fotos...

Bye Inhaca


Posted by Hello Adeus Inhaca

Posted by Hello Anda, vem brincar comigo

Posted by Hello O Benfica em Inhaca

Tropical Storm


Posted by Hello Que barulho é este? Que relâmpagos são aqueles? Que vento morno é este que faz abanar o mosquiteiro e me sacode o sono?

Bazaruto


Posted by Hello E venha alguém dizer que as águas da Ilha do Bazaruto não são verdes...

Posted by Hello Bazaruto Island from the air

Posted by Hello Estás a ver, lá ao fundo? Ali fica Maputo, há muito tempo atrás chamavam-lhe Lourenço Marques...

Posted by Hello

Posted by Hello

Posted by Hello

Posted by Hello

Honky Tonk Dog


Posted by Hello Eis Grishka, o husky siberiano que mais música popular americana ouve na blogosfera. Country, Zydeco, Bluegrass, Cajun, Blues...só o vi deprimido uma noite em que tive de preparar uma entrevista sobre free jazz porque o entrevistador jazzeiro não a pôde fazer e lá teve de ir aqui o Waylon Jennings da Caparica...Hee Haw, run dog, run!!!

Bom Bom...

O ministro Alvaro Barrento afirmou hoje em Pequim desconhecer qualquer mensagem que o ministro Morais Sarnento teria ido levar junto do governo de São Tomé e Príncipe alegadamente intercedendo pela Galp junto deste. "Que eu saiba, e vocês também sabem, é que ele foi de Falcon fazer mergulho no Resort do Ilhéu Bom Bom...Incómodo? Um bocado, o mergulho se mal executado pode, como sabem, provocar apneia ou lá o que é mas não se preocupem, ele disse-me que se divertiu, é porque está tudo bem..."

Notícias da metrópole

O ministro da Saúde reconheceu hoje que as novas medidas anti-tabágicas deixam de fora os restaurantes, bares e discotecas, ao contrário do que tinha anunciado em Novembro passado, mas negou um recuo do Governo nesta matéria. Ele não recuou, só voltou para trás...

Maputo mon amour


Posted by Hello

Maputo, 35 graus, a capital do relaxe. Subimos ao edifício mais alto da cidade, com 33 andares, uma coisa que já lá está desde os tempos da colónia. Na primeira porta, explicaram-nos que era muito tarde e pediram-nos que voltassemos no dia seguinte, de manhã, que nos levavam ao terraço. Na segunda porta, encontrámos um segurança simpático, que pediu algum tempo para deixar a metralhadora a descansar em algum lugar e ir buscar a chave do terraço. Depois, 33 andares de elevador mais tarde, lá estava a Catedral da ex-Lourenço Marques lá embaixo, a Praça da Independência, o jardim qualquer coisa junto à Avenida Samora Machel...

Vaidoso


Posted by Hello Então eu ía subir aqueles andares todos para nada? Aos meus pais, irmãos, sobrinhos, tios, primos e amigos, um abraço. Been There, Done That.

Posted by Hello

Posted by Hello

Correios de Maputo


Posted by Hello Vale a pena escrever uma carta, lamber a cola do selo, colocá-lo com afecto no envelope só para entrar numa estação de Correios como esta

Vamos ao Scala?


Posted by Hello Vamos ao cinema? Como dantes, a família toda, a mãe comprando guloseimas, o pai pedindo silêncio quando abriamos as pratas dos rebuçados, o mais novo a pedir para ir à casa de banho

Chefe, é uma Laurentina bem gelada!


Posted by Hello Cervejaria Galé, a sua cervejaria na baixa de Maputo. Entre e peça uma Laurentina gelada

Eiffel


Posted by Hello A Casa de Ferro...O Eiffel andou por todo o lado

Posted by Hello Acreditem, é um alívio regressar a Moçambique, a casa, depois de uma estadia curta junto dos agressivos afrikanders do outro lado da fronteira. Minha querida Maputo...

ACROSS THE BORDERLINE


ok Posted by Hello

O objecto do desejo


Posted by Hello Namoro jukeboxs um pouco por todo o lado onde as encontro. Em 94, encontrei uma à venda em Nashville por 200 contos, ainda com singles e tudo, uma country jukebox, com Hank Williams e George Jones e tudo...Não tinha dinheiro...Mais tarde, encontrei um depósito de velhas jukeboxs usadas no Funchal, onde um empregado antipático explicou que não estavam à venda. No ano passado, namorei uma jukebox linda que a Voz da América ofereceu à Casa Benfica, em São Tomé, cheia de clássicos country. Até que descobri esta versão moderna da Wurlitzer no hotel do Kruger Park.